"If you don't have the balls to brake late, that's your problem."


..........
Lewis Hamilton disse que Kimi Raikkonen não tem colhões para disputar uma curva. Bom, isso é juízo de valor dele e não podemos julgar também. Mas podemos sim discutir como se dá a transmissão da informação em veículos de comunicação mundo afora. Alguns veículos de imprensa (Tá! entenda como mais um ataque a moda global de fazer as coisas...) traduzem as informações para o público "leigo", filtram e tratam os "fatos", como se fóssemos todos crianças. Essa super proteção leva a um emburrecimento geral. Isso poderia ser uma coisa besta, caso fosse uma ação isolada. Se eles filtram uma coisa boba dessa, o que não fazem com uma informação importante, que possa causar algum transtorno a eles próprios ou a aliados?
..........Sabemos que a maior parte do povo é ignorante... Mastigar informações é um modo de mudar isso? Continuo dizendo que esse puritanismo exarcebado atrofia o cérebro de qualquer um. "Colhões" já é um eufemismo. Hamilton falou "Bolas", como foi escrito no inglês balls e pelotas em espanhol. No brasil a maioria dos jornais usaram Colhões pra ficar menos vulgar. Mas dois veículos "censuraram" o termo. É como assistir a um filme dublado e ouvir dane-se como tradução de fuck you ou droga em lugar de shit. Não existe palavra feia, existe maneira de falar ofensiva, vulgar ou pejorativa. (Eu ia colocar essa observação em "p.s.", mas sei que alguns não chegariam lá...: ESTOU USANDO UM CASO PRA ILUSTRAR UM MODUS OPERANDI E NÃO ME REVOLTANDO CONTRA UM CASO ISOLADO).
..........Segue as reproduções das expressões usadas nos veiculos da imprensa esportiva:

BBC(Reino Unido): Como está no título, sem corte!:


"We had the same amount of grip," said Hamilton. "That's the way he drives.


"If you don't have the balls to brake late, that's your problem.

Yahoo!(Brasil): "Se ele não tem colhões para frear tarde é um problema
dele", afirmou, irritado com a situação e com as críticas de outros
pilotos.


Marca(Espanha): "Es su manera de conducir, la forma en la que pilota. Si tú no tienes pelotas para frenar más tarde, ese es tu problema", comentó Hamilton en rueda de prensa.

Olé(Argentina): "Es su manera de conducir, la forma en la que pilota. Si tú no tienes pelotas para frenar más tarde, ese es tu problema", dijo en conferencia de prensa.

Gazeta Esportiva(Brasil): “Bom, a única coisa que tenho a dizer é que o lance mostrou o estilo de direção do Raikkonen”, comentou Lewis. “Acontece que, se você não for homem o suficiente para fazer a freada mais forte, é problema seu.

Globo Esporte(Brasil): Esse é o jeito que ele dirige. Se ele não tem coragem para ser o último a frear, então é um problema dele. Nessas situações, vence quem consegue levar o carro ao seu limite.

AS(Espanha): "Bueno, así es su pilotaje, eso es todo. Así es como pilota. Si no tiene pelotas para frenar tarde, ése es su problema. En este tipo de situaciones es el piloto el que siente mejor el agarre y pone el coche más en el filo."

ESPN(Brasil): "Se ele não tem colhões para frear tarde é um problema dele", afirmou,
irritado com a situação e com as críticas de outros pilotos.

Lancenet(Brasil): - Eu não o ultrapassei porque meu carro tinha mais aderência naquele
momento, mas pela maneira que ele pilota. Se Kimi não tem culhão para
frear mais tarde, o problema é dele. No final das contas, em situações
como esta é o piloto que pode sentir melhor a aderência da pista e
levar o carro ao limite. Foi o que eu fiz – cutucou Hamilton.

..........Sem mais comentários...




Comentários

Andréa Francos disse…
OIe TCC!!

Cada dia me surpreendo mais com seus textos e poesia...vc nasceu pra isso, sabia!!!!Parabénss!!
Seus textos sempre trazem coerencia, claridade, objetividade e critica boa as coisas do cotidiano, das informaçoes e dos fatos...
Sou sua leitora assidua, sabe disso neh?rsrsrsr

Continue assim..acho q vc tb leva jeito pra jornalista...:)
Q jornalista!!seria otimo, pois a comunicaçao seria muito mais imparcial e chegaria a todos os leitores, ouvintes, telespectadores...(nao toh bajulando nao, viu? so acredito no seu potencial, como vc sabe e sempre te digo!!)

Bjaoooo!!

Postagens mais visitadas deste blog

A peleja do Sapo Boi com a Mexerica Rosada ¹

Bacalhau de Segunda

Tapando o sol com grades de aço.